OPÇÃO PCP FRONTAL, simples, prático e objetivo.

OPÇÃO PCP FRONTAL

Esta é uma interessante opção de protetor de cockpit a ser considerada, para o caso dos modelos de dispositivos com barras laterais, tipo o Halo, PCP com barras, etc, serem muito complexos para sua aprovação e implantação.

Algo como um plano B mais "simplificado", um tipo de "backup de capacete", simples, prático, objetivo e só. Já que não existe nada hoje nos F1, esta seria uma opção básica antes do Halo, caso o mesmo se mostre complexo e demorado para sua viabilização. 

As vantagens seriam:

- Mantém todo o cockpit aberto como é hoje facilitando a entrada e saída do piloto, bem como o trabalho de paramédicos (quando solicitados).
- Baixo peso
- Possui 4 pontos de impacto desviando a maioria de pequenos e grandes objetos da cabeça do piloto.
- Não corre riscos de "possíveis" problemas com barras laterais em impactos em "T", como comentado em algumas reuniões da FIA.
- Construção e montagem de menor custo
- Implantação e instalação mais rápida
- Seu perfil mais estreito, compacto e aerodinâmico proporciona boa visibilidade ao piloto, além de pouca interferência na aerodinâmica do F1.
- O dispositivo possui um design limpo e discreto, baseado nas formas de um pequeno aerofólio traseiro, que se integra as linhas do F1 tornado seu visual mais agradável e quase imperceptível.












Vídeo PCP FRONTAL INSTALADO NO F1



Vídeo TESTE VIRTUAL ESTRUTURA PCP FRONTAL






Outra opção interessante seria a do HALO B2 que mantem o design do atual Halo, mas em posição invertida, girando-o 180 graus. As vantagens desta configuração seriam:

- 3 barras verticais para impactos frontais ao invés de apenas 1
- Área frontal livre para o piloto entrar e sair do cockpit da mesma forma como faz hoje
- Maior área de saída em casos de capotamento.
- Maior área de retirada frontal do piloto pelos paramédicos.
- Design estético mais harmonioso com o carro mantendo um visual agradável, integrado ao F1
- Mantem a mesma engenharia e resistência de barra em  arco com 3 pontos de apoio do Halo atual





Autor deste projeto: Ubiratan Bizarro Costa
Designer industrial automobilístico

contato@bizarrodesign.com.br


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