ATUALIZAÇÃO BICO LOTUS

A Lotus testou neste início de campeonato uma interessante atualização em seu bico "duplo".
Trata-se de um detalhe interno, constituído de aletas verticais montadas bem abaixo da cunha frontal ( destacado em azul ).





Como a Lotus é toda preta, tais aletas ficam camufladas e praticamente imperceptíveis, só reparadas quando se olha bem de perto e de frente para o interior do bico frontal. 

Mas para que serve isso?

Este modelo de bico duplo cria uma espécie de túnel que capta grande quantidade de ar frontal jogando-o para a parte de baixo do carro ( Como eu já havia explicado na postagem anterior deste bico da Lotus 


http://www.designerbira.blogspot.com.br/2014/02/bico-frontal-lotus.html

Agora com esta atualização, quando o ar entra pelo túnel frontal, as aletas verticais separam o ar em jatos mais concentrados
 ( setas amarelas ), direcionando-os para partes específicas do assoalho do carro, e principalmente estabilizando o ar fazendo com que saiam "esteiras" de ar mais retas e lisas, sem criar vórtices e turbulência debaixo do carro.

Porém não é só isso, tem mais uma grande sacada nisso. 

É que como as aletas verticais estão montadas sobre uma "aleta horizontal" na base do bico, esta cria uma espécie de efeito "venturi",  o qual acelera o ar o máximo possível criando uma maior área de baixa pressão sob o F1. Quanto menor a pressão sob o carro, maior será a pressão sobre ele, empurrando-o para baixo. Resultado, maior downforce sobre o conjunto.

Desde que este modelo de bico surgiu já me chamou a atenção, não só por sua forma estranha ( é claro... ), mas principalmente por sua teórica EFICIÊNCIA aerodinâmica.
Na minha opinião continua sendo o bico mais eficiente deles. E agora com esta atualização ficou ainda mais poderoso.

E pode-se notar que a Lotus tem tirado sua desvantagem rapidamente das rivais ( tirando as perdas de funcionários, quebras e algumas batidas de Maldonado, já teriam passado algumas equipes do pelotão da frente...). E já surgiram boatos de que até a Mclaren andou testando este modelo de bico duplo em seus projetos de túnel de vento, mas nenhuma mudança ainda...

Então que as equipes de ponta fiquem de olho, pois se a Lotus arrumar a casa e o ( motor 

do ) carro, vai acabar dando muito trabalho no grid.

Agora é ficar de olho pra ver se vão manter esta inovação para as próximas corridas...


contato@bizarrodesign.com.br


Comentários

VEJA TAMBÉM:

O ACIDENTE DE MASSA E A MORTE DE AYRTON SENNA PODERIAM TER SIDO EVITADOS COM O USO DO PCP?

COMO FUNCIONA O ESCAPE COANDA

FUNCIONAMENTO BANCO DE MACACO

MONOFORMULA BK