SUPORTE BANDEJA T RBR (princípio funcionamento)

Muito se falou nos últimos GPS de 2013 sobre um possível dispositivo instalado na BANDEJA T do RB9, o qual poderia permitir o controle da altura do F1 em relação a pista, melhorando a aerodinâmica do carro e possivelmente ajudando em muito no desempenho das corridas de Vettel.  

vide matéria
http://www.designerbira.blogspot.com.br/2013/10/bandeja-t-rbr.html

Estudando melhor algumas imagens na net, vê-se um pequeno TERMINAL METÁLICO no suporte vertical da bandeja T do RB9. Este suporte ajuda a fixar a ponta da bandeja, evitando que a mesma flexione, principalmente durante as corridas.

Bem, este é o princípio desta peça em alguns dos outros carros, mas parece que no RB9 ela tem mais de uma utilidade......rsrsrs
Aparentemente, este pequeno terminal na ponta da bandeja T pode estar sendo manipulado para que permita que a bandeja se movimente verticalmente durante a corrida.
Mas como isso funcionaria?



O suporte vertical ( destacado em azul claro ) está totalmente conectado ao terminal metálico, o que faz com que o conjunto se una mais firmemente ao resto do carro. 

Mas supostamente quando se aplica CALOR no pequeno terminal, o mesmo se expande, liberando a ponta do suporte vertical ( setas vermelhas ). Esse calor poderia ser proveniente do kers, de suas baterias, etc, ou o que seja que os engenheiros tenham bolado para conduzir o calor até a pequena peça em questão.

E quando o suporte é liberado, fica fácil para a bandeja T se movimentar para cima e para baixo ( setas azuis escuro ), acompanhando mais ou menos o movimento contrário do balanço do carro ( claro que com todo o conjunto previamente e refinadamente projetado para isso ). Tal efeito controlaria todo o fluxo de ar que passa sob o assoalho do RB9, o que seria uma grande vantagem aerodinâmica perante a concorrência. 

Isso evitaria que a mesma raspasse tanto na pista, o que denunciaria a irregularidade de sua altura. Acabando a corrida, carro desligado e tudo frio, o pequeno terminal metálico volta ao seu formato original, prendendo firmemente o suporte vertical e todo o conjunto ao resto do carro. E quando a FIA testa a bandeja T, a mesma passa numa boa.
Simples, prático e objetivo.


É mais ou menos o uso de uma comum técnica no meio da engenharia industrial, denominada TOLERÂNCIA ( a qual o Sr Adrian está mais do que careca de saber.....).
Quando se projeta algum tipo de peça metálica que vai se encaixar precisamente em outra para não mais se separar, pode-se usar a "tolerância" entre as medidas. 

E essa tolerância é mínima, ou seja, alguns milésimos de milímetros maior uma do que a outra, é muiiito sutil.....
E para que isso ocorra normalmente se aplica o CALOR. Uma peça é aquecida e se expande, permitindo que a outra que está fria e em seu formato natural, encaixe justa no lugar. E quando tudo esfria, o conjunto torna-se rígido, totalmente fixo.

Mas neste teórico dispositivo da RBR, a idéia é aplicar calor quando se queira, e assim soltar o suporte vertical durante a corrida, e prende-lo fora dela. Então a união das duas peças nunca será definitiva, é claro.....
Simples e engenhoso não......?????

A mais a FIA aplicou calor no local e não aconteceu nada....

Sim, mas muito provavelmente aplicaram calor no meio do suporte vertical metálico. Isso por que obviamente não iriam aplicar nas pontas para não danificar ou a bandeja T, nem muito menos o fundo do chassi do F1, o que seria totalmente contrário as leis de segurança da FIA 
( e a equipe não iria deixar ).
Então supostamente aplicando calor no meio do suporte vertical, não iria soltar a bandeja, já que o dispositivo está na ponta de baixo, então nada aconteceria de diferente. 


E assim a RBR dominou e levou mais esse campeonato, e se as outras equipes não acordarem e ousarem mais no design de seus dispositivos, o Sr Adrian e sua trupe engole o próximo campeonato também.....rsrs

Autor deste projeto: Ubiratan Bizarro Costa

designer industrial automobilístico

contato@bizarrodesign.com.br



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