SUPORTE BANDEJA T RBR (princípio funcionamento)
Muito se falou nos últimos GPS de 2013 sobre um
possível dispositivo instalado na BANDEJA T do RB9, o qual poderia permitir o
controle da altura do F1 em relação a pista, melhorando a aerodinâmica do carro
e possivelmente ajudando em muito no desempenho das corridas de Vettel.
vide matéria
http://www.designerbira.blogspot.com.br/2013/10/bandeja-t-rbr.html
Estudando melhor algumas imagens na net, vê-se um
pequeno TERMINAL METÁLICO no suporte vertical da bandeja T do RB9. Este suporte
ajuda a fixar a ponta da bandeja, evitando que a mesma flexione, principalmente durante as corridas.
Bem, este é o princípio desta peça em alguns dos
outros carros, mas parece que no RB9 ela tem mais de uma
utilidade......rsrsrs
Aparentemente, este pequeno terminal na ponta da
bandeja T pode estar sendo manipulado para que permita que a bandeja se
movimente verticalmente durante a corrida.
Mas como isso funcionaria?
O suporte vertical ( destacado em azul claro ) está
totalmente conectado ao terminal metálico, o que faz com que o conjunto se una
mais firmemente ao resto do carro.
Mas supostamente quando se aplica CALOR no pequeno terminal, o mesmo se expande, liberando a ponta do suporte vertical ( setas vermelhas ). Esse calor poderia ser proveniente do kers, de suas baterias, etc, ou o que seja que os engenheiros tenham bolado para conduzir o calor até a pequena peça em questão.
Mas supostamente quando se aplica CALOR no pequeno terminal, o mesmo se expande, liberando a ponta do suporte vertical ( setas vermelhas ). Esse calor poderia ser proveniente do kers, de suas baterias, etc, ou o que seja que os engenheiros tenham bolado para conduzir o calor até a pequena peça em questão.
E quando o suporte é liberado, fica fácil para a bandeja T se
movimentar para cima e para baixo ( setas azuis escuro ), acompanhando mais ou
menos o movimento contrário do balanço do carro ( claro que com todo o conjunto
previamente e refinadamente projetado para isso ). Tal efeito controlaria todo o
fluxo de ar que passa sob o assoalho do RB9, o que seria uma grande
vantagem aerodinâmica perante a concorrência.
Isso evitaria que a mesma
raspasse tanto na pista, o que denunciaria a irregularidade de sua altura.
Acabando a corrida, carro desligado e tudo frio, o pequeno terminal metálico
volta ao seu formato original, prendendo firmemente o suporte vertical e todo o
conjunto ao resto do carro. E quando a FIA testa
a bandeja T, a mesma passa numa boa.
Simples, prático e objetivo.
É mais ou menos o uso
de uma comum técnica no meio da engenharia industrial, denominada TOLERÂNCIA ( a
qual o Sr Adrian está mais do que careca de saber.....).
Quando se projeta algum tipo de peça metálica que
vai se encaixar precisamente em outra para não mais se separar, pode-se usar a "tolerância" entre as medidas.
E essa tolerância é mínima, ou seja, alguns milésimos de milímetros maior uma do que a outra, é muiiito sutil.....
E essa tolerância é mínima, ou seja, alguns milésimos de milímetros maior uma do que a outra, é muiiito sutil.....
E para que isso ocorra normalmente se aplica
o CALOR. Uma peça é aquecida e se expande, permitindo que a outra que está fria
e em seu formato natural, encaixe justa no lugar. E quando tudo esfria, o
conjunto torna-se rígido, totalmente fixo.
Mas neste teórico dispositivo da RBR, a idéia é aplicar calor quando se
queira, e assim soltar o suporte vertical durante a corrida, e prende-lo fora
dela. Então a união das duas peças nunca será definitiva, é claro.....
Simples e engenhoso não......?????
A mais a FIA aplicou calor no local e não aconteceu nada....
Sim, mas muito provavelmente aplicaram calor no meio do suporte vertical metálico. Isso por que obviamente não iriam aplicar nas pontas para não danificar ou a bandeja T, nem muito menos o fundo do chassi do F1, o que seria totalmente contrário as leis de segurança da FIA
( e a equipe não iria deixar ).
Então supostamente aplicando calor no meio do suporte vertical, não iria soltar a bandeja, já que o dispositivo está na ponta de baixo, então nada aconteceria de diferente.
A mais a FIA aplicou calor no local e não aconteceu nada....
Sim, mas muito provavelmente aplicaram calor no meio do suporte vertical metálico. Isso por que obviamente não iriam aplicar nas pontas para não danificar ou a bandeja T, nem muito menos o fundo do chassi do F1, o que seria totalmente contrário as leis de segurança da FIA
( e a equipe não iria deixar ).
Então supostamente aplicando calor no meio do suporte vertical, não iria soltar a bandeja, já que o dispositivo está na ponta de baixo, então nada aconteceria de diferente.
E assim a RBR dominou e levou mais esse campeonato, e se as
outras equipes não acordarem e ousarem mais no design de seus dispositivos, o Sr
Adrian e sua trupe engole o próximo campeonato também.....rsrs
Autor deste projeto: Ubiratan Bizarro Costa
designer industrial automobilístico
designer industrial automobilístico
contato@bizarrodesign.com.br
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