Novo dispositivo no escape coanda da Ferrari
Nos
treinos para o GP da Espanha, a Ferrari testou um novo modelo de escape coanda.
Este modelo não tem mudanças visuais em sua carenagem externa, mas observando
melhor sua parte interna, nota-se uma leve mudança no bocal do escape.
Foi
introduzido um "segundo" novo bocal com formato mais retangular ( destacado em
amarelo ), logo acima do bocal circular dos escapes ( destacado em vermelho ).
Como
enxergo seu possível funcionamento:
Este
novo bocal retangular provavelmente é uma abertura que desvia parte do ar vindo
dos sidepods, jogando um jato de ar logo acima do jato de ar quente dos
escapes.
Como
o bocal é retangular, este forma um jato de ar mais "achatando" ( seta azul
), o que
ajuda a criar um
tipo de barreira horizontal concentrando ainda mais o jato de ar dos escapes
evitando que o mesmo se dissipe. Isso os empurra para baixo e para entrarem na
fenda entre o difusor e as rodas traseiras ( seta laranja ), soprando assim a
parte inferior do difusor com maior eficiência.
Mas a
coisa não para por ai, acredito que a intenção maior deste novo dispositivo
seria jogar um pouco mais de ar frio misturado ao ar quente dos escapes. Isso
ajudaria a evitar um desgaste maior dos pneus por superaquecimento, um dos
maiores problemas enfrentados pela maioria das equipes neste
campeonato.
Mesmo os pneus tendo uma fita térmica protetora no lado interno, ainda assim o ar quente dos escapes pode colaborar para acelerar a degradação dos pneus traseiros. Principalmente quando se está usando o jogo de pneus macios, se aquecerem acima da temperatura ideal, começam a soltar ainda mais pedaços, terminando mais cedo com a brincadeira na pista.
Dai um refresco na temperatura dos jatos dos escapes pode ser muito bem vinda e ajudarem a estender o tempo de duração dos pneus traseiros, nem que seja por alguns preciosos segundos a mais...
E quem conseguir fazer isso com maior eficiência, leva grande vantagem ao longo das voltas.
E quem conseguir fazer isso com maior eficiência, leva grande vantagem ao longo das voltas.
Então,
se este novo dispositivo vai funcionar não sabemos, mas parece que esta, e
outras atualizações na Ferrari já surtem alguns efeitos ajudando a Alonso e
Massa a terem bons resultados nos testes do GP da Espanha.
Resta
saber se com esta atualização, a Ferrari será páreo para a RBR neste
e nos futuros GPs.
Autor: Ubiratan Bizarro Costa
designer industrial automobilístico
@biradesigner2
Eu trabalho com escapamentos prontos e feitos com projetos de acordo com o cliente pede pra fazer. Eu tenho o interesse de melhorar meu serviço. vocês dão algum curso de aperfeiçoamento? Desde já agradeço a atenção.
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