Possível versão de DRS DUCT da Ferrari
A algum tempo publiquei que outras equipes poderiam estar desenvolvendo e usando outras versões do DRS DUCT da Mercedes ( veja meu post de 29 de Março 2012 ).
Dois fatos nesta semana começam a brotar sobre essa minha teoria:
O primeiro seria que a Lotus, estranhamente só agora entrou com pedido de verificação do Drs Duct da Mercedes junto a FIA ( baseando lá em alguns pontos do regulamento...).
E a Fia mais uma vez negou, praticamente de cara.
E a Fia mais uma vez negou, praticamente de cara.
Dai a Lotus aceitou na hora, nem reclamou mais.....Como assim?
Muito se engana quem acredita que a Lotus estava "esperneando", tentando proibir o dispositivo da Mercedes e tals.....Eles estão pouco se lixando para isso.
O que aparenta mesmo é que o "verdadeiro" objetivo da Lotus era ver se aqueles pontos que eles levantaram junto a FIA, os quais seriam contra o regulamento, na verdade são os "pontos" em que se baseiam o projeto do Drs Duct DELES.
Ai se a "reclamação disfarçada" passasse pela FIA, a Lotus saberiam que o Drs Duct deles é legal, bora instalar o mais rápido possível no F1.....sacou a manobra?
Tudo para não levantar suspeitas.
Mas com certeza já levantou....
O segundo Fato seria da Ferrari, esse com indícios bem mais visuais:
Nesta semana de GP da China, alguns detalhes da asa traseira da Ferrari me chamaram a atenção.
E olhando a fundo a traseira da Ferrari, constatei alguns pequenos e estranhos indícios de minha teoria.
Repare nas fotos.
Veja como a asa superior mantém um espaçador preto em suas laterais. Em alguns pontos parecem haver pequenas saliências que poderiam ser os pontos de entrada de ar.
E as paredes laterais parecem ser levemente espessas, acomodando "supostos" dutos ( não tão grandes e salientes como os da Mercedes ).
Estes dutos, ao invés de irem para a frente como na Mercedes, poderiam estar desembocando lá em baixo no assoalho, bem na frente do difusor, como eu havia descrito anteriormente. ( veja na foto abaixo ).
Mas neste caso, o ar acelerado é jogado diretamente SOBRE o difusor, e não para baixo dele ( em uma versão um pouco mais simplificada que a de minha teoria ).
Então, mais uma vez digo, na F1 nem tudo parece o que realmente é.....fique beeemmmm ligado que vc enxerga as "traquitanas aerodinâmicas" e como elas teoricamente funcionam.
Autor dessa matéria: Ubiratan Bizarro Costa - designer industrial automobilístico.
contato@bizarrodesign.com.br
www.bizarrodesign.com.br
www.criaforma.com.br
Autor dessa matéria: Ubiratan Bizarro Costa - designer industrial automobilístico.
contato@bizarrodesign.com.br
www.bizarrodesign.com.br
www.criaforma.com.br
Comentários
Postar um comentário