RBR 2012 - DUTO FRONTAL DE SIDEPODS

Muito se tem falado da estranha entrada de ar no degrau do bico do RB8. O próprio Adrian Newey já afirmou que seria apenas uma entrada para resfriar o cockpit e piloto. Mas em se tratando do melhor projetista de F1 na atualidade, esta afirmação não colou muito ( afirmação no melhor estilo chapeuzinho vermelho...). 

Seria isso mesmo ou mais um belo dispositivo aerodinâmico "camuflado" que vai melhorar ainda mais o desempenho do atual RB8?

Estudando a abertura no degrau do bico e as linhas do RB8, existe uma grande possibilidade de que Adrian tenha criado na verdade um tipo de DUTO FRONTAL DE SIDEPODS.

Como funcionaria?
É um efeito "semelhante" ao que teoricamente a Mercedes tenha desenvolvido no bico para sua asa frontal, que roda nos bastidores da F1. 

O ar entra pela abertura frontal no degrau do bico, passa acelerado por dentro de dutos embutidos nas laterais do cockpit e vão desembocar diretamente nas pequenas aberturas localizadas sobre as aberturas laterais dos sidepods, auxiliados por duas pequenas aletas verticais bem ao seu lado.

Qual o efeito
A grosso modo, na aviação usa-se pequenos geradores de vórtices sobre as asas dos aviões ( as pequenas aletas no RB8 ) para eliminar pequenas turbulências, melhorando e acelerando o fluxo de ar aumentando sua eficiência.
A idéia seria praticamente a mesma, estabilizar e acelerar o ar que passa sobre os side pods ( deixando-o mais liso e colado a carenagem ) usando o jato de ar acelerado dos dutos frontais e as pequenas aletas verticais ( geradores de vórtices ), gerando maior velocidade eficiência aerodinâmica.



RB8 - veja na ilustração acima o funcionamento do "teórico dispositivo aerodinâmico" demonstrado em verde.


Ai envolve a prevenção do "descolamento da camada limite" e tantos outros termos técnicos que não serão abordados a fundo nesse texto ).
Ou seja, se este DUTO FRONTAL DE SIDEPODS, e tantos outros mirabolantes dispositivos aerodinâmicos instalados no atual RB8 derem certo, como até agora parecem estar dando, as outras equipes mais uma vez podem esperar uma disputa do segundo lugar para trás no campeonato de 2012.......
E dali RBR....

Ubiratan Bizarro Costa ( designer industrial automobilístico ) autor deste texto, ilustração e teoria.


contato@bizarrodesign.com.br

www.bizarrodesign.com.br

www.criaforma.com.br

Comentários

VEJA TAMBÉM:

COMO FUNCIONA O ESCAPE COANDA

FUNCIONAMENTO BANCO DE MACACO

HALO B2

COCKPIT F1 BD

MONOFORMULA BK