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Mostrando postagens de Julho 20, 2011

Duto bargeboards

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Pelo lado interno de cada bargeboard são moldados dois dutos estreitos e afunilados. Esses dutos, juntamente com 2 pequenas estrias moldadas sob o assoalho, fazem parte do ar que passa pelas bargeboards, ser acelerado e empurrado diretamente para baixo das laterais do assoalho do F1. O objetivo desse dispositivo é criar pequenas MINI SAIAS DE AR laterais, que vão auxiliar a manter o máximo do ar que passa sob o assoalho preso e direcionado, evitando que o mesmo escape pelas laterais do assoalho antes de sair pela traseira do carro.




Esse efeito auxilia a manter a pressão do ar o mais baixo possível sob todo o assoalho do F1 gerando maior downforce sobre o carro.

É um dispositivo inspirado nas antigas MINI SAIAS rígidas criadas por Colin Chapman na lendária Lotus preta e dourada de 78 que gerava o revolucionário "efeito solo".



Autor desse projeto: Ubiratan Bizarro Costa - Designer industrial automobilístico
contato@bizarrodesign.com.br

www.criaforma.com.br

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Fenda de escoamento lateral

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Retém o máximo de fluxo de ar que passa sobre as laterais do carro
( sidepods ) direcionando-o para a traseira sobre a carenagem do diferencial e difusor, concentrando maior downforce na área central e traseira do carro.

Algumas dessas soluções foram inspiradas e utilizadas na criação de aviões supersônicos. As fendas laterais foram criadas e empregadas nas asas do Avro CF-105 ARROW, um dos primeiros jatos a usarem "ASAS DELTA". Tais fendas concentravam o máximo de fluxo de ar que passavam sobre as azas evitando que o mesmo escorregasse lateralmente para fora delas, reduzindo sua eficiência aerodinâmica. Uma das muitas grandes idéias do Dr. James Floyd, grande designer aerodinâmico de todos os tempos, adaptadas para uso na F1.






Autor desse projeto: Ubiratan Bizarro Costa - Designer industrial automobilístico
contato@bizarrodesign.com.br

http://www.criaforma.com.br/
http://www.bizarrodesign.com.br/